A bebida preferida dos alemães é o café. E a população na Alemanha está bebendo café como nunca antes. Segundo uma pesquisa realizada pela Deutsche Kaffeeverband (Associação alemã de café) na Alemanha se bebe em média 4 xícaras de café por dia. Antes da pandemia esse índice era de 3,5 xícaras por dia.A pesquisa também mostra que o fim das medidas de restrição da pandemia também ajudaram a elevar o consumo da bebida, com a reabertura de cafés e restaurantes, e as pessoas voltando à vida social. O café é assim a bebida preferida dos alemães, à frente de cerveja e água mineral.
O consumo aumentou, mas não quer dizer que as pessoas na Alemanha tomam mais café em casa, e sim fora de casa. Prova disso é que em 2022 o consumo de café em cafeterias, restaurantes, quiosques, etc foi 45% maior do que no ano anterior (2021).
Um outro fator que ajudou a impulsionar o consumo de café é que mais pessoas voltaram aos seus locais de trabalho em lugar de fazer home-office. O famoso coffee to go é bem comum na Alemanha e em grandes cidades pode-se comprar café praticamente em cada esquina.
Cada vez mais a população na Alemanha vem investido para ter também em casa um café de melhor qualidade. Houve uma alta considerável nas vendas de café em grão, em lugar do tradicional torrado e moído. No ano passado a venda de café em grãos representou 44% do total. E para 2023 é esperado que a venda de café em grãos supere a venda do café torrado e moído.
Além disso, cada vez mais residências na Alemanha possuem uma máquina de fazer café. Uma em cada três casas possui uma máquina que consegue moer grãos de café (como em cafeterias). Já máquinas com cápsulas estão presentes em apenas 5% das residências.
Fonte: Um Brasileiro em Berlim