2 min de leitura

No município de Pomerode, considerada a Cidade Mais Alemã do Brasil, vários grupos folclóricos preservam a dança alemã, nos mais diversos estilos, originários de diferentes regiões da Alemanha. Mas todos têm em comum a capacidade de encantar quem os conhecem. Após ler um pouco mais sobre a dança alemã e seus diferentes estilos, quem sabe você mesmo não descobre um talento para a dança? Garantimos que vontade de aprender não faltará!

A dança alemã

Cores, alegria e intensidade: essas são algumas das palavras que podem definir a dança alemã, que anima todos que a assistem, nas apresentações. Se você visita o Vale Europeu, principalmente durante as tradicionais festividades alemãs, é bem comum que você ouça os gritos animados, seguidos dos passos firmes e coordenados. Os dançarinos, com os trajes coloridos, repletos de fitas, renda, remetem às roupas típicas da região de origem do estilo de dança e também da época em que surgiu. As apresentações são divididas em diversas coreografias, cada uma contando uma “história”, de situações tradicionais do cotidiano da época da imigração. Muitas das danças alemãs podem ter surgido antes desse período, como manifestações das pessoas que viviam no campo, em épocas de colheita, de casamentos ou celebrações. Com o passar do tempo, as danças foram ganhando ainda mais importância e relevância para a cultura do povo alemão. Apresentaremos algumas danças alemãs mais tradicionais da região do Vale Europeu e das cidades que mantêm a cultura germânica, explicando cada uma e como funcionam.

Principais danças alemãs

Valsa

O termo valsa é cunhado do alemão walzen, que significa deslizar ou girar, o que resume bem o básico da valsa. A origem desse estilo de dança é da região entre a Áustria e a Baviera, inicialmente como uma dança de camponeses, mas que caiu gradualmente nas graças da nobreza e, até hoje, é conhecida como uma dança nobre.

Schuhplatter

A Schuhplatter é uma das danças alemãs mais antigas do mundo, com data de origem conhecida em 3.000 a.C. Na Alemanha, passou a ser conhecida na região da Baviera, por volta de 1.030, com um monge. Basicamente, consiste em bater, ritmada e coordenadamente, pés, coxas e joelhos. A dança alemã era muito praticada por caçadores, lenhadores e fazendeiros.

The Ländler

Basicamente, a dança alemã The Ländler é praticada em casais, que se viram de costas um para o outro com os braços. Também é uma dança com muitos giros. Com as saias volumosas das mulheres, The Ländler é um espetáculo de cores. Esse estilo de dança alemã também é muito antigo e foi uma das influências para a valsa, que surgiu depois.

Maypole

Essa dança é muito interessante, pois ocorre em volta da Maypole, um tronco de árvore decorado com várias fitas coloridas. Então, cada dançarino segura a ponta de uma das fitas, e os participantes começam a girar em volta da Maypole: os homens em uma direção, e as mulheres, na oposta.

Polca

A Polca é uma dança alemã com origem conhecida por meio de uma iniciativa de Anna Slezáková, que dançava uma coreografia folclórica. Um professor de música desenvolveu o ritmo e foi responsável por difundi-lo. Surgiu na região onde hoje fica a República Tcheca, que, na época, era a Boêmia.

Zwiefacher

Traduzindo o nome da dança alemã, o significado é duas vezes, mas tal tradução não representa em nada o que é a dança. Muito popular na região da Baviera, é um estilo dançado em casal, que enfrentou o preconceito da época, em razão de os dançarinos estarem juntos. Hoje, é um dos mais populares estilos de dança alemã.E se você quer conhecer de perto alguns desses estilos de dança, uma boa ideia é fazer uma visita ao Vale Europeu e às cidades colonizadas por alemães, principalmente Pomerode. A Cidade Mais Alemã do Brasil conta com diversos grupos folclóricos, que praticam diferentes estilos de dança. 


Fonte: Visite Pomerode


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.