HISTÓRIA
Na região que compreende a antiga Colônia Alemã de São Leopoldo originariamente viviam os índios Kaigangs e Carijós. Em meados do século XVIII com o povoamento açoriano no Sul do Brasil, a coroa portuguesa estabeleceu em várias regiões algumas fazendas estatais de gado, produção de alimentos, cordoaria para navios, etc, para consolidar a colonização e ocupação do território. Onde é hoje São Leopoldo, mais precisamente no bairro Feitoria, em 1788, foi fundada então, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, que cultivava o cânhamo para a produção de cordas para navios. Esse empreendimento chegou a contar com aproximadamente 300 escravos africanos, no entanto por uma série de dificuldades e má gestão o empreendimento não prosperou e não desenvolveu a região, sendo desativado pouco tempo antes da chegada dos imigrantes alemães e os escravos distribuídos em outras fazendas do governo.
Nesse sentido, com o intuito de povoar e desenvolver a região o Governo Imperial do Brasil estimulou a vinda de imigrantes alemães para o Sul do país. Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/07/1824. Logo, foram enviados para a Feitoria do Linho Cânhamo pelo Rio dos Sinos.
Em 25/07/1824, esses primeiros imigrantes, num total de 39 pessoas, sendo 33 evangélicos luteranos e 6 católicos, chegaram ao seu destino. Essa é a data da fundação de São Leopoldo, de onde vem o título “ Berço da Colonização Alemã no Brasil “.
Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Eles foram instalados na provisoriamente na casa da Feitoria, única construção da região que tinha condições de abrigá-los, até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo da Província batizou o núcleo de imigrantes de” Colônia Alemã de São Leopoldo” (homenagem ao santo padroeiro da Imperatriz Leopoldina ), a qual se estendia por mais de mil quilômetros quadrados, abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara até o Porto dos Guimarães, no rio Caí (hoje São Sebastião do Caí).
Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia, Caí e Paranhana, lançando progresso através da dedicação ao trabalho e a diversificação produtiva, tendo em vista que os alemães dominam diversas técnicas de várias profissões, como sapateiros, alfaiates, carpinteiros, ferreiros, etc, fato que possibilitou o desenvolvimento do embrião industrial das regiões em que se instalaram. Esse desenvolvimento possibilitou que a Colônia Alemã de São Leopoldo se emancipasse de Porto Alegre, em 01/04/1846, sendo elevada a categoria de Vila.
Após a emancipação, São Leopoldo continuou crescendo e se desenvolvendo, tanto é que em 1865 recebeu a visita de D. Pedro ll. Em 1873, foi construída a ponte sobre o Rio dos Sinos e em 1874 foi inaugurada a primeira linha férrea da província, ligando Porto Alegre a São Leopoldo. Alguns anos mais tarde foi estendida até Novo Hamburgo e depois até Taquara e por último Canela. Assim, São Leopoldo converteu-se num entreposto comercial entre as zonas coloniais mais distantes e a capital, em que os colonos entregavam suas mercadorias produzidas para serem vendidas na capital e importavam da mesma mantimentos e equipamentos que não dispunham.
Assim sendo, essa forte tradição germânica deixou marcas profundas em várias áreas de nosso município, como na arquitetura, na religião, na educação, nas tradições e costumes. Como podemos verificar nos clubes de canto, de ginástica, de bolão e de caça e tiro, nas instituições de ensino católica e luterana, na gastronomia, nas festas populares como as oktobers e kerbs, etc.
Nesse sentido, em homenagem a estes imigrantes, o dia 25 de Julho é um grande feriado municipal, com festas e comemorações (SÃO LEOPOLDO FEST) ao longo da semana que antecede o feriado. Com isso o município busca resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães para o progresso e desenvolvimento de nosso município, de nossa região e do estado. Além disso, é importante ressaltar, que a lei 12394/2011 concedeu o título a São Leopoldo de “Berço da Colonização Alemã no Brasil “.
Fonte: Prefeitura de São Leopoldo
E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós!