Afinal, o que é uma procuração? Existem diferentes tipos? Nesse caso qual a documentação necessária e quanto custa para fazer uma? Por fim, a mais importante das dúvidas: por que eu devo fazer uma procuração antes de sair do Brasil? Para clarear o assunto de uma vez por todas, este artigo vai responder uma a uma a essas e outras perguntas comuns sobre procurações. Leia até o final.
Em poucas palavras, procuração é um documento oficial por meio do qual você concede para alguém o poder de agir em seu nome. Ou seja, você nomeia um procurador ou representante para tomar decisões em situações onde você não pode estar presente. A procuração é muito usada, por exemplo, por familiares de uma pessoa muito idosa ou de alguma forma debilitada e impedida de ir ao banco. Existem dois tipos de procuração: pública e particular. A seguir, entenda as diferenças e utilidades de cada um deles.
Como dito, você pode optar por uma procuração pública ou privada. Na prática, toda procuração pública pode substituir a procuração particular. Por outro lado, a particular não tem o mesmo poder da procuração pública. Entenda melhor as diferenças e utilidades de ambas.
Se estiver pensando em fazer uma procuração antes de sair do Brasil, talvez esse formato não seja o melhor. Acontece que a procuração particular tem alcance limitado. Isso significa que ela só concede poderes para recebimento de encomendas e documentos ou participação em reuniões, por exemplo.
Por outro lado, por meio de uma procuração pública, você pode conceder plenos poderes para alguém de sua inteira confiança. Nesse caso, o documento vale em todo tipo de situação, como transações imobiliárias, ações de divórcio e casamento, escrituras de inventários etc. Aliás, esse tipo de procuração é mais confiável também. Ainda assim, na procuração você pode determinar o tempo de validade, se o seu procurador pode conceder poderes a terceiros ou não e quais os poderes você concede ou não. Caso contrário, ela valerá por tempo indeterminado e seu procurador pode apresentá-la em qualquer ocasião que ele julgue necessário.
Quando você dá poder de representação para um procurador, ele recebe o direito de transferir poderes para uma terceira pessoa. Digamos que você se mudou e passou para seu pai uma procuração antes de sair do Brasil. No entanto, por algum motivo ele fica impossibilitado de responder por você em uma situação e decide dar esse poder para seu irmão. Isso é substabelecimento de procuração e eles precisam seguir o mesmo caminho da procuração inicial, no cartório ou tabelionato de notas.
Para começar, você deve determinar se vai passar uma procuração como pessoa física ou jurídica. Em seguida, reúna toda a documentação e vá a um cartório ou a um tabelionato de notas. Caso seja Pessoa Física você precisa apresentar:
Como Pessoa Jurídica, você deve apresentar:
Porque muita coisa pode acontecer enquanto você está a milhares de quilômetros do Brasil. Seja para resolver problemas com contas bancárias, pendências com operadoras, clonagem de dados, compra e venda de algum bem, a procuração que concede plenos ou amplos poderes, permite que alguém de sua confiança faça tudo o que você quer, sem que você tenha que vir ao país. Por outro lado, se você só precisa resolver um assunto específico que ficou em aberto, a procuração pode ser feita para esse único objetivo. Automaticamente, a procuração deixa de valer assim que seu procurador resolver o assunto.
Sim. Como a procuração se baseia na confiança que você deposita em seu procurador, você pode cancelar seu efeito caso essa confiança não seja abalada. No entanto, é preciso agir rápido, pois enquanto a revogação não for registrada em cartório, o seu procurador ainda terá todos os direitos que você concedeu. A menos que no documento conste a data de validade que comentamos anteriormente ou que ela tenha servido a um propósito específico. Nesse caso, a procuração deixa de ter validade no fim do período ou assim que o propósito tenha alcançado. Você pode revogar a procuração em qualquer cartório, independente de onde realizou a primeira. Mas, existem custos para que o novo cartório informe o anterior sobre o cancelamento dos poderes. Para isso, você precisa apresentar CPF e RG originais, uma cópia da procuração e informar que deseja cancelar a mesma.
Fonte: Alemanha Cast