3 min de leitura

Por que é difícil falar alemão?

De fato, isso se dá por uma união de questões. Por exemplo, o fato de não termos muito contato com o idioma e o fato de a língua germânica ser completamente diferente das línguas de origem latina, com as quais estamos mais habituados. Ainda assim, mesmo com conhecimento e prática do alemão é muito comum que as pessoas travem na hora de falar. Por que isso acontece?

Entendendo as dificuldades em se aprender uma nova língua

Para começar, é importante lembrar que ao aprender o alemão é normal cometer erros. Afinal, se cometemos erros até mesmo em nossa língua nativa, provavelmente cometermos erros ao aprender qualquer outra língua. O importante é não se deixar frustrar pelas falhas e acreditar no processo. Pois, só se aprende praticando. Por isso, é necessário manter a confiança durante a aprendizagem. Ao mesmo tempo, também é necessário levar em conta que não sendo nativos da língua, por mais que nos desenvolvamos, nunca falaremos como pessoas que foram criadas falando o idioma. Por isso, mais importante do que falar a mensagem da melhor maneira possível é que consigamos transmitir o que queremos dizer.


Gosta de música alemã? Clique e saiba mais sobre nosso Pen Drive, com músicas selecionadas com muito carinho!   


Diferentes tipos de travas ao falar alemão

Medo de errar

Voltando as travas na hora de falar alemão, existem várias que impedem que a comunicação através da língua flua. Uma delas é resumida através da famosa frase ‘’Entendo, mas na hora de falar eu travo’’. Essa trava é ligada a falta de prática na própria fala do idioma alemão. Por mais que as habilidades de leitura, entendimento e fala estejam interligadas no processo de aprendizagem, é somente praticando a fala que se aprende a falar.

Insegurança

Outra questão ligada a essa trava pode ser a falta de confiança; pensar demais antes de falar pode fazer com que a pessoa trave. Voltando ao tópico anterior, é necessário ter em mente que falhas vão acontecer.

Falta de vocabulário ao falar alemão

Uma trava muito comum é esquecer o vocabulário na hora de falar. Para lidar com ela é importante tentar usar as palavras que você já aprendeu. Muitas vezes acreditamos estar aprendendo apenas ouvindo e na hora de usar na prática falhamos. É necessário transformar o vocabulário passivo em ativo para que ele se fixe. Uma boa dica para contornar essa trava é prestar atenção adicional em títulos e subtítulos para se guiar através das palavras chaves e compreender o texto com mais facilidade. Importante frisar que a dificuldade com a leitura provavelmente está relacionada justamente com a falta de leitura.

Falta de treino

‘’Abro a boca e não consigo formar uma frase’’ também é uma trava extremamente comum no aprendizado do alemão. Geralmente essa trava se dá pela falta de uma base sólida do idioma. É extremamente importante aprender bem os níveis básicos para prosseguir para os níveis superiores.

As campeãs…

Além disso, existem as travas de só conseguir falar na sala de aula e de não conseguir falar com nativos. Essas travas estão muito ligadas a falta de confiança e a necessidade de se comunicar perfeitamente. Novamente, falhas são comuns e vão ocorrer e o mais importante de tudo é transmitir a mensagem. Ainda, existe a trava de não conseguir falar alemão quando existe alguma pessoa falando português perto de você. Existem estudos que comprovam essa trava e que mostram que realmente é mais difícil de se comunicar em outro idioma nessa situação. Uma dica importante para vencer esse obstáculo é não misturar os idiomas em nenhuma circunstância. Tentar falar apenas português quando for falar em português e não inserir palavras alemãs no meio. E, por fim, também existe o problema de achar que está falando bem quando na verdade as pessoas não te compreendem. Essa trava se deve à falta de uma base sólida na língua alemã e para ser vencê-la, você precisa relembrar e estudar tópicos básicos do idioma novamente. Visto isso, ao aprender o idioma alemão é importante entender suas travas para eliminá-las. A língua alemã não é fácil, mas é possível aprender com a dedicação necessária. Como já dito, é preciso tentar ser entendido antes de tentar falar perfeitamente e acreditar no processo. 


Fonte: Alemanha Cast


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.