No entanto, pode ser que você tenha outras dúvidas sobre o sistema de férias na Alemanha. Por exemplo: quem tem um mini-job, tem direito a férias? As férias são remuneradas? Posso acumular férias de um ano para outro? Tire todas as suas dúvidas a partir de agora!
Normalmente, o sistema de férias na Alemanha passa a valer a partir do primeiro semestre de início do trabalho. Então, se a empresa dispensa o funcionário antes de completar um semestre de contratação, ele ainda tem direitos. Nesse caso, a 1/12 das férias por mês já trabalhado. Por outro lado, se a dispensa ocorrer após o primeiro semestre, ele terá direito ao período integral de férias. Mas, se o dias não puderem ser repassados para outro emprego, o empregador deve pagar por eles.
Sim! Durante o sistema de férias na Alemanha garante que o empregado recebe integralmente o salário durante o período de férias.
Sim. Mas, como vimos, as férias dependem da quantidade de dias trabalhados, independente da soma de horas. Para entender melhor, vamos fazer as contas. Por exemplo, se você tem um mini-job onde trabalha por 1h30, de segunda a sexta. Ao fim do mês, você trabalhou 30 horas e tem direito a 20 dias de férias remuneradas. No entanto, se você trabalha o mesmo tanto, mas apenas 02 dias por semana, só terá direito a 08 dias de férias remuneradas.
Sim. Ao final do ano de serviço, os dias que não foram tirados são contabilizados para o ano seguinte. Assim como no Brasil, porém, essa manobra só pode ser feita uma vez. Ou seja, você precisa tirar um período de férias a cada 02 anos ou ele perde o direito a ela.
Nesse caso, depende. Se na empresa anterior, o empregado já tirou os dias devidos no ano corrente, então não. Mas, se ainda restam dias de férias não tirados, o empregador deve conceder um certificado indicando isso. Dessa forma, a nova empresa concede ao empregado o direito de tirar os dias restantes durante o ano
Como vimos, o sistema de férias na Alemanha é bem semelhante ao sistema que as empresas praticam no Brasil. Em alguns casos específicos, a situação deve ser analisada de acordo com as leis trabalhistas do país.
Fonte: Alemanha Cast