O Mieterselbstauskunft tem o objetivo de dar aos proprietários de imóveis informações sobre possíveis inquilinos. Pois, por meio dele, os candidatos se apresentam. Para isso, respondem questões sobre a sua situação pessoal, profissional e familiar. De fato, algumas das perguntas que devem ser respondidas na avaliação são:
Qual a situação profissional atual do inquilino? Possui emprego fixo? É autônomo ou está procurando por trabalho no momento? Caso esteja empregado, qual o nome do empregador? Qual o seu salário?
De fato, o locador precisa saber quantas pessoas vão se mudar para o imóvel. Além disso, o possível inquilino deve informar os dados de cada uma delas. Por exemplo, nome e data de nascimento de cada uma. Ao mesmo tempo, é importante informar se algum dos moradores pretende ter bichinhos de estimação. Se sim, é bom dar mais detalhes.
Nessa questão delicada, o candidato precisa declarar se existem dívidas pendentes. Como em contratos anteriores, por exemplo. Ou então, se seu salário está comprometido para pagamento de algum tipo. Mas, de acordo com a LGPD, o proprietário é obrigado a manter sigilo sobre todas as informações que o candidato compartilha por meio do Mieterselbstauskunft. Afinal, outras informações pessoais mais delicadas também devem constar no documento. Por exemplo, se o serviço social é quem vai pagar o aluguel. Ou se existe algum processo de liquidação dos bens do candidato em andamento. Além disso, existem assuntos que não devem constar no documento. Saiba quais são.
Na verdade, é direito do proprietário saber alguns detalhes sobre os possíveis inquilinos. No entanto, algumas informações não são obrigatórias. Nesse caso, os seguintes assuntos podem ficar de fora do documento:
Bom, legalmente o documento não é obrigatório. Ou seja, possíveis locatários não são obrigados a dar informações pessoais no documento. Por outro lado, se recusar a responder às questões pode diminuir as chances de conseguir o imóvel. Afinal, o locador pode dar preferência para quem foi mais transparente no processo. Dessa forma, ele pode se sentir mais seguro com relação ao tipo de inquilino com o qual terá que lidar.
Corretores e locadores têm autorização para conferir alguns dados. Nome, endereço, informações relacionadas ao emprego, por exemplo. Já os dados financeiros podem ser conferidos por meio de extratos bancários.
Fonte: Alemanha Cast