Foto: Família de Guilherme Alberto Frederico Neitzel, filho de Otto e de Bertha Wilhelmine Christine Gruhlke, que se encontra ao seu lado esquerdo, na fotografia. Retirada do livro “Santa Maria de Jetibá, A Terra Prometida”. Autor: Rubens Stuhr, 2023. Cedida por Leonardo Neitzel.
Antes de mergulharmos diretamente na história de Otto Augusto Emil Neitzel, é importante mencionar seus avós e pais.
Seu avô comprovadamente se chamava Johann (João) Neitzel, enquanto sua avó provavelmente – mas sem certeza – chamava-se Dorothea Reck.
No dia 26 de dezembro de 1826, na cidade de Labes, na Pomerânia, nascia Carl August Ferdinand Neitzel, filho do sapateiro Johann Neitzel.
Carl era o pai de Otto. Durante a vida, segundo a tradição da época, Johann transmitiu ao filho a mesma habilidade de sapataria, o que nos leva a concluir que os Neitzel, na Pomerânia, tradicionalmente eram sapateiros.
Aos 21 anos, em 1848, Carl August Ferdinand Neitzel casou-se com Caroline Wilhelmine Friederike Arndt, que tinha 19 anos.
O casal Carl e Carolina teve um elevado número de filhos, sendo Otto August Emil Neitzel provavelmente o último deles, nascendo em 19 de julho de 1864.
Aos 19 anos de idade, no final de 1883, Otto emigrou para o Brasil, estabelecendo-se em Santa Maria de Jetibá.
Menos de dois anos depois, em 21 de agosto de 1885, casou-se com Bertha Wilhelmine Christine Gruhlke, filha de Wilhelm (Guilherme) Gruhlke e de Mathilde Wruck.
Bertha era irmã de Frederico Gruhlke, homem de grande importância, ao lado de Hermann Berger, na fundação de Santa Maria de Jetibá.Desse casamento, nasceram sete filhos:
Otto veio a falecer em 01 de maio de 1902, às 14h, após o desabamento de uma barreira.
Ele foi sepultado no cemitério de São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá.Hoje, a família Neitzel celebra os 160 anos do nascimento de Otto, agradecendo a Deus pelas lutas desse homem que trouxe sua família para o Brasil e contribuiu para o desenvolvimento de várias cidades, incluindo o Espírito Santo e Minas Gerais.
Texto de seu tetravô: Davy Neitzel Pany, Linhares - ES
Página Pomeranos no Brasil