1 min de leitura

Foto: Família de Guilherme Alberto Frederico Neitzel, filho de Otto e de Bertha Wilhelmine Christine Gruhlke, que se encontra ao seu lado esquerdo, na fotografia. Retirada do livro “Santa Maria de Jetibá, A Terra Prometida”. Autor: Rubens Stuhr, 2023. Cedida por Leonardo Neitzel.

Origem e Nascimento


Antes de mergulharmos diretamente na história de Otto Augusto Emil Neitzel, é importante mencionar seus avós e pais.

Seu avô comprovadamente se chamava Johann (João) Neitzel, enquanto sua avó provavelmente – mas sem certeza – chamava-se Dorothea Reck. 

No dia 26 de dezembro de 1826, na cidade de Labes, na Pomerânia, nascia Carl August Ferdinand Neitzel, filho do sapateiro Johann Neitzel. 

Carl era o pai de Otto. Durante a vida, segundo a tradição da época, Johann transmitiu ao filho a mesma habilidade de sapataria, o que nos leva a concluir que os Neitzel, na Pomerânia, tradicionalmente eram sapateiros.

Aos 21 anos, em 1848, Carl August Ferdinand Neitzel casou-se com Caroline Wilhelmine Friederike Arndt, que tinha 19 anos.

O casal Carl e Carolina teve um elevado número de filhos, sendo Otto August Emil Neitzel provavelmente o último deles, nascendo em 19 de julho de 1864.

Aos 19 anos de idade, no final de 1883, Otto emigrou para o Brasil, estabelecendo-se em Santa Maria de Jetibá. 

Menos de dois anos depois, em 21 de agosto de 1885, casou-se com Bertha Wilhelmine Christine Gruhlke, filha de Wilhelm (Guilherme) Gruhlke e de Mathilde Wruck. 

Bertha era irmã de Frederico Gruhlke, homem de grande importância, ao lado de Hermann Berger, na fundação de Santa Maria de Jetibá.Desse casamento, nasceram sete filhos:

  1. Mathilde Henriette Frederika Neitzel
  2. Guilherme Alberto Frederico Neitzel
  3. Emílio Alberto Gustavo Neitzel
  4. Albertina Johana Augusta Neitzel
  5. Guilhermina Lídia Mina Neitzel
  6. Henrique Augusto Frederico Neitzel
  7. Maria Joana Luisa Neitzel


Otto veio a falecer em 01 de maio de 1902, às 14h, após o desabamento de uma barreira.

Ele foi sepultado no cemitério de São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá.Hoje, a família Neitzel celebra os 160 anos do nascimento de Otto, agradecendo a Deus pelas lutas desse homem que trouxe sua família para o Brasil e contribuiu para o desenvolvimento de várias cidades, incluindo o Espírito Santo e Minas Gerais.

Texto de seu tetravô: Davy Neitzel Pany, Linhares - ES


Página Pomeranos no Brasil

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.