Hans Riegel, um confeiteiro de Bonn (cidade no Oeste da Alemanha), fundou a empresa Haribo em 1920. A nome da companhia é a combinação das sílabas iniciais dos nomes do fundador e da cidade – Hans Riegel, Bonn. Em 1922, inspirado por ursos treinados que eram comuns em festivais europeus do século XIX, ele criou o Tanzbär (urso dançante), que era um pouco maior do que os ursinhos que conhecemos hoje e era vendido em quiosques. Mais tarde, Hans criou o Goldbär, o mesmo produto, só que em tamanho menor, vendido em pacotinhos.Anteriormente, já existiam outros doces parecidos, como as balas à base de arroz no Japão, ou amido de milho na Turquia. Mas foi com os ursinhos, inicialmente fabricados com goma de acácia arábica, que o produto realmente se popularizou. A partir da década de 1960, os Goldbären da Haribo começaram a alcançar sucesso mundial.
Atualmente, a Haribo possui 15 pontos de produção em 10 países europeus, cerca de 7.000 colaboradores a nível mundial e está presente em 22 países com pontos de venda próprios. Em 2016, a empresa inaugurou sua fábrica em Bauru (SP – Brasil), a primeira fora da Europa. Por dia, são produzidos mundialmente pela Haribo aproximadamente 100 milhões de ursinhos. Se enfileirássemos a produção de um ano, daria uma fila de ursinhos de 160.306 km, suficiente para dar quatro voltas na Terra.
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O pacote tradicional vem com ursinhos sortidos em seis sabores diferentes: morango, maçã, limão, laranja, abacaxi e framboesa. Mas existem dezenas de variações, desde diferentes sabores de ursinhos, até jujubas, marshmallows e outros tipos de guloseimas. E nem é preciso procurar muito nos supermercados. Todo estabelecimento alemão que se preze tem um corredor inteiro dedicado a essas gostosuras.
Hoje em dia, existem diversas marcas que fabricam os ursinhos de gelatina e outros produtos similares pelo mundo todo. Mas, na Alemanha, Haribo é a marca mais conhecida e também a mais popular. Quer fazer um teste? Pergunte para qualquer alemão qual o seu Haribo preferido. Ele com certeza terá a resposta na ponta da língua. (Literalmente, rs).
Afinal, como diz o slogan, “Haribo macht Kinder froh – und Erwachsene ebenso” (Haribo faz as crianças felizes – e os adultos também).
Fonte: AlemanhaCast
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