“Ah, mas eu sou brasileiro e não vou me adaptar nunca…”
Vai. Você pode não gostar do frio, mas se adaptar é questão de tempo. Desde que, claro, você se prepare da maneira certa. Vivo na Alemanha há mais de 10 anos e meu primeiro inverno aqui (em 2010) foi horrível. Berlim teve as menores temperaturas em décadas, chegando a -20°. Neve que não acabava mais. Com o tempo, fui aprendendo a me proteger da maneira adequada para o frio e, mais do que isso, aproveitar essa época do ano, que é cheia de coisas interessantes para fazer. Aqui vão algumas dicas básicas que compartilho e que fazem minha vida hoje no inverno alemão muito mais tranquila.
Quem está vindo para a Alemanha pode pensar que vale a pena comprar roupas de inverno no Brasil e levar na mala, mas roupas de inverno do Brasil não servem para a Alemanha! Em lugar disso, venha para cá com algumas blusas grossas que você já tenha e planeje tempo e dinheiro para nos primeiros dias (no primeiro dia se você chegar no inverno!) comprar roupas de inverno aqui mesmo na Alemanha. Em lojas como H&M, C&A e TK Maxx (presentes em toda a Alemanha) é possível encontrar roupas de inverno por preços mais acessíveis. Acessível não significa barato: prepare algumas centenas de euros para se proteger do inverno de forma adequada e não passar perrengue.
Sim, eu sei que para quem está chegando na Alemanha, gastar uma grana em um casaco caro pode doer no bolso. Mas eu te garanto que o investimento em um bom casaco de inverno, que vai durar anos, vale muito a pena. Não economize. Um bom casaco pode custar em torno de 100 €, ou até mais, mas vai valer cada centavo investido. Preste atenção: o casaco deve ter as seguintes características:
Usando esse casaco, você precisará geralmente de uma blusa por baixo, dependendo da sua sensibilidade ao frio.
Não adianta um casaco de neve se seus pés não estiverem protegidos. Seguindo a mesma lógica, compre sapatos que são Schneedicht (resistente à neve) e Wasserdicht (resistente à água). Se você usar sapatos comuns, vai sentir a sola do pé congelando. Esfriou os pés, o controle de temperatura do seu corpo vai embora e não há casaco de neve que dê conta.
Eu vou sair e, se estiver muito frio, eu coloco as luvas…”
Esqueça isso. Roupas de inverno tem de ser colocadas ANTES de ir pra rua, inclusive acessórios (luvas, touca, cachecol). Se você sair e perceber que suas mãos estão congelando, colocar as luvas não vai adiantar de nada.
Roupas de inverno são para ser usadas quando você estiver na rua ou em espaços abertos. Todo espaço fechado na Alemanha tem aquecimento: casas, lojas, restaurantes, até o metrô. Entrou em algum lugar, tire pelo menos o seu casaco, cachecol, luvas e touca. Caso contrário você sentirá calor e começará a suar, o que fará você perder o controle de temperatura do corpo. E isso vai ser um problema quando você tiver de voltar pra rua.
Não adianta querer se usar da malandragem e se esconder em casa, só saindo no frio quando for necessário. O seu corpo precisa ser exposto ao frio para se acostumar a ele. Não precisa passar horas perambulando por aí, mas ao menos uma volta todo dia já vai facilitar e muito sua adaptação ao inverno.
Agora que você já tem as roupas adequadas, aproveite para curtir tudo o que o inverno na Alemanha oferece. Os mercados de Natal (Weihnachtsmarkt) são um bom começo. Eles acontecem do fim de novembro até o dia de Natal e oferecem música, comidas e bebidas típicas. Além disso, em várias cidades são montadas pistas de patinação em praças e locais públicos. Até mesmo passear nos parques e centro da cidade pode ser um programa interessante para curtir a neve e o frio.
Fonte: Um brasileiro em Berlim
E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar aqui neste link, e enviar seu contato para nós!