A seguir veremos algumas diferenças entre casas e apartamentos na Alemanha e no Brasil: Muitas delas podem não parecer tão relevantes, mas fazem muita diferença no seu dia-a-dia vivendo na Alemanha. E antes de entrar nas casas e apartamentos, vamos começar pela rua.
Aviso: as diferenças mostradas a seguir são o que em geral se encontra em casas e apartamentos na Alemanha. É possível que uma pequena parte das moradias tenha características diferentes das descritas aqui, mas serão minoria
Diferente do Brasil, onde vemos nas ruas postes que conduzem a fiação elétrica, telefonia, tv a cabo etc, na Alemanha tudo isso é subterrâneo. Ou seja, não se vê postes nas ruas, a não ser os de iluminação. É uma paisagem diferente, mas bem mais limpa e organizada.Mas não é só por causa da organização. Imagina fios expostos onde neva no inverno e pode ter ventos acima de 100 km/h? Uma rede assim não seria muito confiável e seria alvo constante de interrupções no fornecimento de serviços.
Outra diferença do Brasil: prédios residenciais em geral não tem portaria. Mas como assim? Simples. Cada morador tem uma chave da porta principal. As correspondências são deixadas em caixas de correio no hall de entrada do prédio, com o sobrenome de cada morador.Além disso, há do lado de fora junto à porta de entrada do prédio um interfone com o sobrenome de cada morador. Uma visita ou correio pode chamar através do interfone e a pessoa de seu apartamento pode liberar a entrada ao prédio.
A grande maioria dos prédios residenciais na Alemanha não possui área comum de lazer, como piscina e salão de festas. Mesmo prédios novos dificilmente vão oferecer isso. O que se vê em geral é um pátio interno (Hof) onde pode haver um pequeno jardim e moradores podem guardar bicicletas. É lá também que ficam os containers para o lixo.A vantagem é que, por contarem com uma estrutura básica, os prédios na Alemanha não cobram condomínio como no Brasil. Há em geral uma taxa de administração paga junto com o aluguel, que é usada para a administração de fato: burocracias, pequenos reparos, limpeza, etc.
Apesar de alemães adorarem carros, os prédios residenciais em geral não tem garagem. Os carros ficam parados na rua em frente ao prédio. Cada morador pode solicitar junto à Prefeitura um Bewohnerparkausweis (autorização para moradores estacionarem naquela região, uma espécie de Zona Azul). Isso dá direito a estacionar na localidade do prédio (não somente em frente ao prédio, mas também nas ruas vizinhas). Há sim alguns prédios novos e outros, mesmo antigos, que possuam garagem ou um pátio interno onde é possível estacionar os carros, mas a maioria não é assim.
A água é fornecida diretamente das tubulações na rua. Caixa de água como no Brasil não se vê por aqui. Apenas estabelecimentos como hospitais possuem (se necessário) algum tipo de reservatório de água, assim como algumas propriedades rurais. A água da torneira na Alemanha pode ser bebida. A Alemanha aliás tem um dos controles de qualidade para água mais rígidos do mundo. Importante dizer que a água na Alemanha tem muito calcário. Ele não faz mal à saúde, mas pode deixar manchas nas torneiras e ressecar a pele no banho.
Apartamentos não são identificados com um número na porta, mas sim com o nome do morador na campainha ao lado da porta. Parece complicado, mas com o tempo se acostuma com isso. É comum por exemplo dizer: “meu apartamento é no 3° andar lado esquerdo”, ou algo do tipo.
Banheiros de casas e apartamentos em geral não tem ralo.
Ah, mas como assim? E pra onde vai a água quando eu lavar o banheiro?
Você não vai lavar o banheiro, ao menos não como no Brasil com litros e litros de água e sabão. Na Alemanha o banheiro é “lavado” quase a seco. Aspirador para tirar o pó e pequenas sujeiras, pano úmido com desinfetante e é isso. Assim, um ralo é totalmente desnecessário.
Sim, no Brasil já há prédios e condomínios com chuveiro a gás, mas aqui na Alemanha (e boa parte da Europa) eles estão em todo lugar. O chuveiro a gás é conectado ao boiler, que também aquece a água das torneiras na cozinha e banheiro. E ter isso faz uma grande diferença no inverno por exemplo. Há ainda chuveiros de outros tipos, até elétrico já vi em hotel. Mas eles são a minoria.
Da mesma forma que o chuveiro a gás é o padrão na Alemanha, o fogão elétrico também é encontrado na maioria das casas e apartamentos. Sim, há alguns com fogão a gás, mas são exceção. Cozinhar com o fogão de indução necessita algumas vezes de mais tempo, mas é mais seguro e suas panelas não vão ficar pretas por causa da chama.
Na Alemanha em geral não há lavanderia como no Brasil em casas e apartamentos. A máquina de lavar em geral fica na cozinha, e as roupas são estendidas num varal de chão na própria cozinha ou em outro cômodo. Pode parecer estranho, mas pelo que percebo em todos esses anos vivendo aqui, parece que para as pessoas na Alemanha dedicar um cômodo da casa só para lavar e secar roupas é meio que fazer mau uso do espaço. Há sim alguns prédios e casas que possuem um espaço que lembra lavanderia, localizado geralmente no porão. Mas esses são exceção e não a regra.
Fonte: Um Brasileiro em Berlim