2 min de leitura

Munique é conhecida na Alemanha por sua tradição festeira! Além da famosíssima Oktoberfest de Munique, acontecem na cidade muitas comemorações ao longo do ano: festa de fundação da cidade (junho), Festa da Primavera (abril/maio), Dia de St. Patrick (março), mercados de Natal (dezembro)… E, claro que tem Carnaval em Munique! A seguir contaremos alguns detalhes da tradição do Carnaval na Alemanha e também como é a festa na capital bávara.

Quando e como é o Carnaval na Alemanha?

O Carnaval na Alemanha (e também em Munique) acontece exatamente na mesma época que o Carnaval no Brasil. A diferença é que aqui não temos oficialmente feriados nesta época – o que não impede que várias pessoas tirem dias de férias para curtir a folia!
O Carnaval na Alemanha não é sinônimo de samba ou axé, como no Brasil. Até existem aqui alguns grupos de percussão que se apresentam nesta época, mas, de fato, o samba não é o foco.

As pessoas se fantasiam e vão para as ruas comemorar. De forma geral, as companhias são bem comportadas, já que o Carnaval na Alemanha acontece no inverno e é preciso estar bem agasalhado para suportar o frio.


Carnaval em Munique: festa, bailes e desfile



O Carnaval em Munique é uma grande festa popular. Vários palcos são montados na extensa zona de pedestres do centro histórico, entre as praças Karlsplatz e a Marienplatz e animam a população. Neles acontecem apresentação de inúmeras bandas, grupos de dança e DJs. Além disso, barraquinhas vendem comidas e bebidas para alimentar e matar a sede os foliões. Nelas você encontra até caipirinha e caipirosca!

Mas, antes disso, acontece na quinta-feira antes do Carnaval o desfile carnavalesco. Ele tem início exatamente às 13h13min, saindo da Sendliger Strasse, no centro histórico. Os carros alegóricos e as fantasias coloridas dão o toque de alegria aos dias normalmente cinzas do inverno e fazem a seguinte rota no centro histórico: Kreuzstraße, Damenstiftstraße, Eisenmannstraße, Neuhauserstraße, Kaufingerstraße até a Marienplatz. De lá, passam pelo prédio da Antiga Prefeitura e, então, as pessoas se dispersam. E como aqui tudo termina em cerveja, o pós-desfile acontece na cervejaria mais famosa da cidade: a Hofbräuhaus de Munique.



 Doces típicos do Carnaval de Munique

Os Krapfen são doces que são vendidos em grande quantidade e variedade durante o Carnaval de Munique. Eles são um tipo de sonho ou donut recheado e com cobertura. Vale a pena provar! 🙂O mais tradicional é o Krapfen com recheio de geleia de damasco, mas hoje em dia existem dezenas de tipos diferentes nas padarias de Munique. E se você não vier a Munique na época do Carnaval, tenho uma boa notícia: não apenas no período do Carnaval que os Krapfen são vendidos. Durante todo o ano eles podem ser encontrados em padarias como a Rischart, que tem várias filiais em Munique. 



A maior tradição do Carnaval de Munique

Se você quer estar presente em um evento que é bastante típico do carnaval de Munique, não perca a “Dança das Senhoras do Mercado”, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval, no Viktualienmarkt, que fica praticamente ao lado da Marienplatz. A terça-feira de Carnaval não é oficialmente um feriado em Munique, mas algumas lojas e empresas fecham mais cedo e liberam seus funcionários para curtir o último dia de Carnaval. 


 A lavagem das carteiras na Marienplatz

Outra tradição do carnaval de Munique é a lavagem das carteiras na Fonte do Peixe, na Marienplatz. Até o prefeito participa neste dia! Segundo uma crença local popular, lavar as carteiras vazias na fonte traz prosperidade financeira para o resto do ano. Então, várias pessoas se reúnem ao redor da fonte e mergulham suas carteiras nas águas geladas na quarta-feira de cinzas. Até mesmo o prefeito vem para o evento, trazendo, junto com a sua equipe, bolsinhas que simbolizam as finanças da cidade. Todas elas são afundadas nas águas geladas do inverno… Brrr! Pra completar a festa, tem bandinha e distribuição de cerveja. Afinal, estamos em Munique, tá lembrado? 


Fonte: Vou pra Alemanha

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.