Cerca de 130 milhões de pessoas têm o alemão como língua materna ou segunda língua. O alemão é a 11ª língua mais falada no mundo.
Dentre os países da União Europeia, o alemão é a língua materna mais falada (sim, mais que o inglês). O alemão é língua oficial na Alemanha, Áustria e Liechtenstein, além de ser uma das línguas oficiais na Suíça, Bélgica e Luxemburgo.
O alemão é uma das línguas preferidas entre aqueles que aprendem uma língua estrangeira: cerca de 15,4 milhões de pessoas no mundo aprendem alemão. Na Europa o alemão é a segunda língua estrangeira mais falada, só perdendo para o inglês.
O alemão é a segunda língua mais usada na ciência, perdendo apenas para o inglês. Além disso, a Alemanha é o 3° país que mais contribui para a pesquisa e desenvolvimento no mundo.
5. OS GÊNEROS DO ALEMÃO
Estamos falando aqui de gêneros gramaticais. O Português tem dois: masculino e feminino. Já o alemão tem três gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro. Por exemplo, a palavra hotel é neutra (das Hotel). Mas também as pessoas podem ser neutras, como das Mädchen (a menina).
Todos os substantivos em alemão são escritos com a inicial maiúscula. Diferente de outras línguas (como o Português), que usa a maiúscula no início apenas para nomes próprios, em alemão todos os substantivos recebem a inicial maiúscula. Por exemplo: Tisch (mesa).
O alemão usa em essência o alfabeto latino, como o Português, Inglês e tantas outras línguas. Mas há uma letra que só é usada em alemão: ß. Essa letra se chama Eszett e tem som de “ss”.
Fonte: Um Brasileiro em Berlim