Foi nos anos 60, no bairro Reeperbahn em Hamburgo, que os Beatles começaram de fato sua carreira. Lá eles viveram bons anos de sua juventude e fizeram seus primeiros concertos.O clube Große Freiheit, em Hamburgo, era onde tocavam com frequência e existe até hoje. A Beatles Platz, ali próxima, tem uma escultura dos músicos em tamanho natural e é uma conhecida atração turística.
A Alemanha possui uma Lei de Pureza de Cerveja (Reinheitsgebot) e será muito difícil você encontrar no país uma cerveja que não seja produzida seguindo essa lei. A lei diz que a cerveja só pode ser produzida com lúpulo, malte, levedura e água.Apesar da Alemanha ser conhecida por suas cervejas de qualidade e da famosa Oktoberfest, o país ocupa a segunda posição no consumo de cerveja. O primeiro lugar fica com a República Checa.
A Alemanha conta com mais de 3000 tipos de pão. Na próxima vez que visitar a Alemanha, vale a pena passar em uma padaria (que são encontradas por toda parte) e provar as variedades de cada região. O tipo de pão mais consumido na Alemanha é chamado de Mischbrot, feito com uma mistura de farinha de trigo e centeio.
A Catedral de Colônia começou a ser construída em 1248 e foi finalizada somente em 1800. No total, foram 632 anos de construção de um dos monumentos mais impressionantes da Alemanha e que é referência da cidade de Colonia.Hoje a Catedral de Colônia é Patrimônio Cultural da UNESCO e uma das atrações mais visitadas da Alemanha.
As marcas Adidas e Puma, ambas da Alemanha, foram fundadas por irmãos da mesma família. Após uma briga eles resolveram que cada um construiria o seu próprio império de artigos esportivos. O resultado: duas das maiores marcas do mundo no segmento e faturam quase 30 bilhões de Euros por ano.O duelo entre os irmãos virou até filme (Duell der Brüder – Die Geschichte von Adidas und Puma, em alemão)
Que os alemães criaram o sistema de impressão de livros, todo mundo já sabe. Mas a invenção da impressão em forma de revista também é alemã. A primeira foi publicada em 1663 em Hamburgo, e se tornou a primeira publicação do mundo em formato de revista com tiragem regular. Ainda hoje a Alemanha é um dos países líderes na publicação e distribuição de revistas, tendo um mercado interno fortíssimo nesse ramo.
Fonte: Um Brasileiro em Berlim