2 min de leitura


Porém, quando o assunto é tecnologia não temos nenhum pudor em usar várias da invenções dos alemães. Nesse artigo, listamos cinco das mais importantes tecnologias alemãs que revolucionaram o mundo. É bem provável que muitas dessas façam parte da sua vida e você nem tenha se dado conta de onde elas vêm.


1. Automóvel

Há muita controvérsia com relação a qual teria sido o primeiro automóvel do mundo, mas ao que tudo indica a versão pioneira é mesmo alemã. O responsável por ela foi o engenheiro alemão Karl Benz, ainda no ano de 1885. Foi no final do século XIX que ele criou o primeiro automóvel movido à gasolina.

Posteriormente, a tecnologia foi amplamente desenvolvida nos Estados Unidos, de forma que muitos apontam os norte-americanos como os criadores do automóvel. No entanto, eles foram responsáveis por criar métodos de fabricação mais eficientes e por popularizar o acesso aos veículos chamados “de passeio”.

2. Bicicleta

Em se tratando de transporte, os alemães sempre tiveram uma atenção especial às suas criações. No ano de 1817 o barão Karl von Drais criou a chamada “laufmaschine”. O termo, traduzido para a língua portuguesa, significa algo como “máquina de correr”.

Foi nesse ano que a primeira bicicleta comercial, com duas rodas, feita de madeira e movida à propulsão humana, chegou às lojas. Curiosamente, ela não tinha pedal. Essa adição foi feita posteriormente pelos franceses, mas desde o início já se viu que havia muito potencial nas bikes – e elas rapidamente conquistaram o público.

3. Toca-discos

Quem começou a desenvolver um equipamento similar ao toca-discos que o mundo conheceu foi o inventor norte-americano Thomas Edison. Porém, ele deixou de lado o projeto e quem assumiu as pesquisas foi o alemão Emile Berliner. 

O chamado “gramofone”, permitia transformar em áudio o movimento de uma agulha passando em trilhas de discos. A invenção é considerada uma das mais importantes do século XX, pois ajudou a criar a indústria fonográfica. Os discos de vinil tiveram mais de meio século de reinado absoluto e só foram substituídos definitivamente com a chegada dos CDs.

4. Furadeira

Como eram feitos os buracos nas paredes antes da existência das furadeiras, você já pensou nisso? Pois é, as coisas eram muito mais difíceis para os construtores da época, que praticamente só tinham os pregos para recorrer.

Foi em 1895 que dois funcionários da empresa alemã Fein, cansados de fazer buracos nas paredes de forma manual, pensaram em uma maneira de facilitar as coisas. A solução deles foi bastante simples: adicionar um pequeno motor elétrico que fosse capaz de girar o perfurador. Emil Fein, o dono da empresa, viu potencial na ideia e decidiu investir. Nascia ali um equipamento que hoje está presente em boa parte das residências.

5. Chuteira

Em clima de Copa do Mundo, não poderíamos deixar de mencionar outra invenção alemã: as chuteiras. Elas foram criadas pela Adidas um pouco antes da Copa de 1954. Aquela era a primeira vez que os jogadores de futebol ganhavam calçados mais adequados para a grama, com travas na parte de baixo.

A novidade fez sucesso e é considerada um dos diferenciais que fez com que a equipe alemã vencesse a Copa do Mundo naquele ano. A invenção é atribuída a Adi Dassler, também fundador da empresa. Desde então, todas as demais seleções e clubes passaram a adotar esse tipo de calçado como padrão para os jogos de futebol. 


Fonte: Positivo - Do seu jeito


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.