Sim, eles consideram isso quase um esporte. Pedir um abridor de garrafa é sinônimo de receber uma aula completa sobre como abrir cervejas. Vale abrir com cabo de garfo, isqueiro, com os dentes, na quina das mesas, com outra garrafa, com celular, com cinto, com faca, com sapato, com papel, com anel, com chave, com moeda e a lista só aumenta!
É comum que você providencie o bolo para levar para os colegas de trabalho, e não o contrário. Além disso, comemore no dia exato do aniversário ou no máximo depois – nunca parabenize ninguém antes da data, dá azar! Os alemães levam esse costume muito a sério.
E não se importe com o barulho. Com a mudança das estações o nariz responde ao clima, é normal. Para os brasileiros que não enfrentam frio, o hábito é difícil de acostumar, mas depois de um inverno na Europa você já começa a comprar estoque de lencinhos.
Na Alemanha, assim como em alguns outros países, utiliza-se nos mercados um sistema onde a pessoa devolve as garrafas usadas, tanto de vidro quanto PET, e recebe um ticket para ser utilizado nas compras. Ou seja, as garrafas valem dinheiro! Seja rico ou pobre, toda casa tem um cantinho para deixar as garrafas usadas para serem trocadas.
Fonte: Viajei Bonito