Quando nos mudamos para a Alemanha, alugamos um apartamento que já veio com a cozinha embutida. Esta cozinha já tem alguns equipamentos instalados, sendo um deles a prática e econômica lava-louças. Como era a primeira vez que eu estava utilizando tal eletrodoméstico, decidi ler o manual de instruções para saber como funcionava. Em especial porque, em uma rápida olhadela, identifiquei que havia vários compartimentos e regulagens, e não apenas o dispenser para o sabão. O idioma do manual foi a primeira dificuldade, claro. Mas fui usando um tradutor e, com toda a paciência do mundo, aos poucos, fui decifrando o que estava escrito. Até que me deparei com uma expressão que nunca havia ouvido falar. Era necessário saber o nível da “dureza da água” da minha região para ajustar o nível do sal.
A água dura é formada quando a chuva se infiltra no solo através de depósitos de cal e calcário, compostos em grande parte por carbonatos de cálcio e magnésio. Assim, esses elementos ficam dissolvidos na água dos lençóis freáticos, que é coletada e distribuída para as cidades. Mesmo que a água seja tratada, os minerais podem não ser totalmente eliminados. O nível de dureza da água corresponde à quantidade destes compostos dissolvidos na mesma. A principal consequência é que a presença destes minerais na água dificulta a reação com sabões naturais (que são feitos de gordura vegetal ou animal). Assim, forma-se menos espuma, é necessário usar mais sabão para uma limpeza eficiente, dificulta-se o enxague, e restam resíduos que se depositam nas superfícies. E é daí que vem o termo “água dura”, porque com ela é mais “duro” ou mais “difícil” de se trabalhar. Entretanto, hoje em dia é mais comum o uso de detergentes sintéticos. Desta forma, o problema é minimizado, porém, não completamente resolvido.
Quando a água tem um alto nível de dureza, acumula-se um depósito de cor esbranquiçada em superfícies como pias, banheiras e encanamentos. Ele é composto principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3), hidróxido de magnésio (Mg (OH) 2) e sulfato de cálcio (CaSO4) e pode reduzir a vida útil de equipamentos, aumentar os custos de aquecimento da água, diminuir a eficiência dos aquecedores elétricos de água e entupir os canos. Manchas brancas no box de vidro são comuns devido à composição da água. Vinagre e produtos de limpeza à base de vinagre como os vistos na imagem, são ideais para limpar os resíduos acumulados. Agora pense em todos os pequenos confortos do dia-a-dia do seu lar que utilizam água e podem sofrer danos com estes resíduos acumulados: louças, pias, box, chuveiros, banheiras, máquinas de lavar roupa e louça, cafeteiras, chaleiras elétricas…
Para prevenir o desgaste das máquinas de lavar roupa, além do acúmulo dos resíduos nos tecidos, é necessário utilizar, junto com o sabão, uma solução “desendurecedora de água”. Em alemão se chama “Wasserenthärter”, porém nem sempre está claro assim na embalagem. Às vezes, vem a expressão “Anti-Kalk”, mas é a mesma coisa. Apenas verifique se o produto é específico para lavar roupas. Existem versões em gel, pó, tablete ou cápsulas e você tem que usar de acordo com o sabão. Como eu uso sabão líquido, uso o Wasserenthärter em gel. Para decidir qual o produto mais adequado para o seu caso e saber a maneira correta de usar, verifique sempre as indicações do fabricante da sua máquina de lavar e a dosagem indicada na embalagem. Na máquina de lavar louça, é necessário usar um sal especial (Spezial Salz) e ajustar o equipamento de acordo com o nível de dureza da água da sua região. Também é necessário usar um “Klarspüler“, que é um produto que auxilia o enxague da louça e evita manchas. Existem também tabletes e detergentes para máquinas de lavar louça quem já vêm com a função de eliminar o calcário e auxilia no enxágue. A escolha de qual método utilizar fica a critério de cada um. Mas repito, verifique sempre as indicações do fabricante da sua máquina no manual de instruções, pois alguns detalhes podem variar de um aparelho para o outro. Produtos utilizados na máquina de lavar louças para evitar o desgaste do equipamento pelo acúmulo de resíduos de calcário e auxiliar no enxague da louça. E à direita, exemplo de “Wasserenthärter” em gel para máquina de lavar roupas. No caso dos resíduos brancos acumulados em pias em outras superfícies, basta limpar com uma solução levemente ácida, como vinagre ou suco de limão, ou produtos de limpeza com essa mesma propriedade. O ácido reage com o carbonato de cálcio e o remove facilmente.
Segundo uma declaração da Organização Mundial de Saúde publicada pela NIH, em condições normais, não existe risco na ingestão do cálcio e magnésio presentes na água. Pelo contrário, eles fazem parte de uma dieta saudável e são encontrados naturalmente em diversos alimentos, como laticínios e alguns vegetais. O único efeito colateral já relatado é que, quando existe uma combinação de altas concentrações de magnésio e sulfato na água, isso pode causar um efeito laxante. Porém, os dados também sugerem que, com exposição contínua, o corpo se adapta a estes níveis e o efeito laxante cessa naturalmente depois de um tempo. Portanto, beber esta água rica em minerais pode até produzir benefícios moderados ao ser humano. Mas, o efeito é tão pequeno que ainda está longe de suprir as quantidades diárias de cálcio e magnésio que o corpo precisa. Portanto, continue consumindo uma dieta equilibrada e siga sempre as recomendações dos profissionais da saúde.
A água dura também pode causar acúmulo de resíduos na pele e cabelos, impedindo os óleos naturais do corpo de funcionarem corretamente e comprometendo a hidratação. O resultado é que a pele e os cabelos ficam ressecados. Na maioria dos casos, cosméticos como condicionadores e hidratantes devem resolver. Porém, alguns estudos sugerem que, em pessoas pré-dispostas, ou em associação com outros fatores, a água dura pode causar eczema. Portanto, se você notar que o ressecamento está provocando irritação ou algum outro sintoma anormal, procure um dermatologista. ;)
Regar as plantas com água da torneira, que tenha altas concentrações de cálcio e magnésio, pode desregular os níveis de minerais naturais da terra e deixar as plantas mais “fraquinhas”. Uma possível solução é misturar fertilizantes especiais à água da rega semanalmente. Outra opção é coletar a água da chuva e regar as plantas com esta água, pois ela é mais “pura”, já que não passou pelos filtros ricos em cálcio e magnésio do solo.
Anuncie sua marca ou empresa aqui na Querida Alemã do Brasil, com mais de 60mil acessos mensais no Brasil e no mundo! Basta clicar na imagem e conversar conosco.
Concluindo, a água dura não é um bicho-de-sete cabeças. É uma propriedade natural da água, que varia de acordo com a composição do solo da região onde ela está localizada. Como vimos, esta característica pode causar alguns inconvenientes em nosso dia-a-dia. Porém, a maioria deles são fáceis de resolver com algumas soluções simples que mostramos neste post. Também é possível instalar filtros especiais nas residências, mas esta solução costuma ser mais cara. Além disso, nem sempre cabe a você decidir, principalmente se morar de aluguel ou se compartilhar o mesmo prédio com mais famílias. Portanto, vale seguir as dicas:
E não se esqueça: se o seu problema com a água dura causar mais do que um pequeno inconveniente, sempre procure ajuda profissional. Saber desses pequenos detalhes facilita a sua rotina, já que se adaptar a um novo país já é uma tarefa e tanto.
Fonte: Alemanha Cast
E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós!